Nick Cave revelou ter recusado um pedido de Morrissey, que queria que o australiano participasse numa nova canção sua.
No website “Red Hand Files”, onde responde a questões colocadas pelos seus fãs, Cave afirmou que nunca se encontrou pessoalmente com Morrissey, o qual descreveu como “uma figura complexa e polarizante, que tem prazer em chatear as pessoas”.
“Há quem possa gostar disso, mas isso para mim não tem qualquer interesse”, continuou. Apesar disso, Cave tem uma grande consideração pelo ex-Smiths, descrevendo-o como “o melhor letrista da sua geração: o mais bizarro, o mais divertido, o mais sofisticado e o mais subtil”.
O convite de Morrissey deu-se em 2024, via e-mail. “Ele queria que eu cantasse num tema novo, que ele tinha composto. E eu estava disposto a isso, mas a canção, embora simpática, começava com um som de bouzoki [uma espécie de alaúde, muito usado na música tradicional grega] longo e irrelevante”.
“Percebi, também, que ele não queria de facto que eu cantasse no tema: queria que eu gravasse uma tirada anti-woke ligeiramente parva que escreveu. Até concordei com o sentimento geral da coisa, mas não era para mim. Tento manter a política, cultural ou outra, fora da música com a qual me envolvo. Diminui e é a antítese do que quero fazer. Delicadamente, recusei”, concluiu.