Nuno Fox
Bruno Sousa é licenciado em Engenharia Aeroespacial pelo IST e tem uma longa carreira em operações de satélites interplanetários na ESA. Participou em missões como Vénus Express e Solar Orbiter como engenheiro de operações, Bepi Colombo e Envision como Ground Segment Manager e Juice como Flight Director para o lançamento.
Atualmente lidera uma equipa de peritos em operações que dá suporte a futuros projectos da ESA nas suas fases iniciais de desenvolvimento de conceitos, e promove pesquisa na áreas das operações, e dá consultoria para projetos especiais, tais como o SpaceRider e Moonlight.
Matilde Fieschi
Nuno Fox
Um panorama do que foi feito desde os anos 70: o papel da Estação Espacial Internacional, as missões científicas da ESA e a nova vaga de protagonistas, com destaque para a SpaceX. Bruno Sousa explica o que está por trás das missões que desafiam a nossa imaginação, como a Rosetta, a BepiColombo (em rota para Mercúrio) ou a JUICE (com destino a Júpiter), e partilha o que é preciso para navegar no espaço, dos sling-shots gravitacionais à arte de estacionar um satélite num ponto de Lagrange.
Sobre os riscos, como as tempestades solares, revisita-se fenómenos como o Cinturão de Van Allen, e reflete-se sobre as ambições que voltam a apontar para a Lua e para Marte. A colonização de Marte é uma fantasia ou um plano com pés na Terra?
Tiago Pereira Santos
O 45 Graus é um podcast para saber mais e pensar criticamente. José Maria Pimentel – economista, professor universitário e curioso por natureza – conversa sobre os grandes temas (e não só) com especialistas e pessoas cujas ideias vale a pena ouvir. São conversas sem pressa, às vezes profundas, mas sempre descontraídas. Novos episódios a cada duas semanas, sempre à quarta-feira.