Apagão em Cannes deixa 160 mil casas sem luz, autoridades investigam possível sabotagem



Cerca de 160 mil casas ficaram este sábado sem eletricidade no sudeste de França, devido a uma falha de energia que afetou várias cidades do departamento dos Alpes Marítimos, incluindo Cannes, onde decorre hoje à noite a cerimónia de encerramento do Festival de Cinema com a entrega da Palma de Ouro.

O incidente teve início durante a madrugada, por volta das 02h45 locais (00h45 em Lisboa), com um incêndio numa subestação elétrica na cidade de Biançon, próxima de Cannes. Embora o fornecimento tenha sido rapidamente restabelecido com recurso a redes alternativas, a rede elétrica ficou enfraquecida.

As autoridades francesas estão a investigar uma possível origem intencional nestes incidentes. Fontes do Ministério do Interior disseram à rádio France Info que o incêndio pode ter sido provocado deliberadamente, e foi enviada uma brigada policial ao local. Além disso, decorre uma investigação sobre a eventual sabotagem de vários postes de eletricidade em Villeneuve-Loubet, Mougins e Cagnes-sur-Mer.

Já ao longo da manhã, por volta das 10h locais (08h em Lisboa), um poste caiu sobre uma linha de alta tensão, provocando um segundo apagão, que interrompeu o fornecimento de eletricidade a grande escala.

A empresa gestora da rede elétrica, RTE, indicou que as suas equipas estão a trabalhar para restaurar a energia o mais rapidamente possível. Um porta-voz da RTE confirmou que a causa dos incidentes ainda não está determinada e o caso foi encaminhado para as autoridades policiais.

Apesar da falha de energia, a organização do Festival de Cinema de Cannes assegurou que a cerimónia de encerramento não será afetada, graças a um sistema de alimentação elétrica independente. Segundo comunicado citado pela AFP, “o Palais des Festivals mudou para um sistema autónomo, permitindo que todos os eventos e exibições planeados para hoje se realizem em condições normais”.

As exibições finais foram brevemente interrompidas durante alguns minutos, até o sistema secundário entrar em funcionamento. No entanto, as exibições programadas fora do palácio do Festival foram canceladas.

A falha de energia teve ainda outros impactos significativos na cidade: os semáforos estiveram apagados, causando problemas no trânsito, e muitos comerciantes foram obrigados a suspender a atividade. O tráfego ferroviário também foi perturbado, com atrasos e suspensão de alguns comboios, além do apagão dos monitores de informação na estação de Cannes.

Nas redes sociais, o presidente da câmara alertou para a “grande falha de energia que está a afetar a zona oeste dos Alpes Marítimos”. Segundo a SNCF, a empresa ferroviária nacional francesa, o incidente está a ser gerido com tranquilidade e não se registaram cancelamentos de comboios até ao momento.

By admin

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *